quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Aula 10


No final da aula passada construímos ainda um tabuleiro de xadrez.
Criar duas layer: "Brancas" (white) e "Vermelhas" (red), tornando activa a ultima;

      1. SOLID para criar um quadrado com 1 de aresta;

     2. ARRAYCLASSIC para reproduzir esse quadrado e obter a primeira linha de quadrados vermelhos do tabuleiro
     3. COPY desta linha para cima
      4. MIRROR para os quadrados brancos


      5. MOVE dos quadrados brancos para a sua posição correta.

Depois voltámos a falar do comando HATCH aprendemos a  utilizar as suas propriedades. Fizemos também uma revisão da construção do tabuleiro de xadrez. Depois revendo passo a passo as etapas da sua construção fizemos uma macro para a criação do tabuleiro.


MACRO xadrez:
"erase
all

solid
0,0
1,0
0,1
1,1

copy
last

0,0
2,0
4,0
6,0

copy
all

0,0
1,1

copy
all

0,0
0,2
0,4
0,6

mirror
all

4,0
4,400
n
chprop
previous

layer
brancas

"

Começamos o exercício de Casa De Banho
Criar uma layer vermelha para as paredes e nessa layer criar um quadrado com 2 de aresta

1. OFFSET(para dar expessura)
                  0.15 

A abertura para a porta

2.  XLINE (na base inferior do quadrado.)           

             3. OFFSET (dessa XLINE duas vezes)
                 primeira com 0.25
                 segunda com 0.95
Para cortar os excessos
            6. TRIM
             7. Crossing

 Para fazer a entrada criamos uma nova layer vãos, cor yellow
 Inserimos a macro dada pelo professor chamada porta
(defun c:porta ()
(setq ponto (getvar "osmode"))
(setvar "osmode" 1)
(setq p1 (getpoint "Indique o ponto onde a porta gira:  "))
(setq p2 (getpoint "Indique o ponto onde a porta bate: "))
(setq p3 (getpoint "indique para que lado a porta abre indicando um pont: "))
(command "ucs" "n" "3" p1 p2 p3)
(setq p1t (trans p1 0 1) p2t (trans p2 0 1))
(command "arc" "c" p1t p2t "a" "90")
(command "line" p1t (list (car p1t) (+ (cadr p1t) (distance p1t p2t))) "")
(command "ucs" "world")
(setvar "osmode" ponto)
)
 

Basta seguir as indicações

8. EXTRUDE (para dar altura as paredes)

9. VIEWPORT0 (para alterar a perspectiva e visualizar melhor)