No final da aula passada construímos ainda um
tabuleiro de xadrez.
Criar duas layer: "Brancas" (white)
e "Vermelhas" (red), tornando activa a ultima;1. SOLID para criar um quadrado com 1 de aresta;
2. ARRAYCLASSIC para reproduzir esse quadrado e obter a primeira linha de quadrados vermelhos do tabuleiro
3. COPY desta linha para cima
4. MIRROR para os quadrados brancos
5. MOVE dos quadrados brancos para a sua
posição correta.
Depois voltámos a falar do comando HATCH aprendemos a utilizar as suas propriedades. Fizemos também uma revisão da construção do tabuleiro de xadrez. Depois revendo passo a passo as etapas da sua construção fizemos uma macro para a criação do tabuleiro.
MACRO xadrez:
"erase
all
solid
0,0
1,0
0,1
1,1
copy
last
0,0
2,0
4,0
6,0
copy
all
0,0
1,1
copy
all
0,0
0,2
0,4
0,6
mirror
all
4,0
4,400
n
chprop
previous
layer
brancas
"
Depois voltámos a falar do comando HATCH aprendemos a utilizar as suas propriedades. Fizemos também uma revisão da construção do tabuleiro de xadrez. Depois revendo passo a passo as etapas da sua construção fizemos uma macro para a criação do tabuleiro.
MACRO xadrez:
"erase
all
solid
0,0
1,0
0,1
1,1
copy
last
0,0
2,0
4,0
6,0
copy
all
0,0
1,1
copy
all
0,0
0,2
0,4
0,6
mirror
all
4,0
4,400
n
chprop
previous
layer
brancas
"
Começamos o exercício de
Casa De Banho
Criar uma layer
vermelha para as paredes e nessa layer criar um quadrado com 2 de aresta
1. OFFSET(para dar
expessura)
0.15 A abertura para a porta
2. XLINE (na base inferior do quadrado.)
3. OFFSET (dessa XLINE duas vezes)
primeira com 0.25 segunda com 0.95
Para cortar os excessos
6. TRIM
7. Crossing
Inserimos a macro
dada pelo professor chamada porta
(defun c:porta ()
(setq ponto (getvar "osmode"))
(setvar "osmode" 1)
(setq p1 (getpoint "Indique o ponto onde a porta gira: "))
(setq p2 (getpoint "Indique o ponto onde a porta bate: "))
(setq p3 (getpoint "indique para que lado a porta abre indicando um pont: "))
(command "ucs" "n" "3" p1 p2 p3)
(setq p1t (trans p1 0 1) p2t (trans p2 0 1))
(command "arc" "c" p1t p2t "a" "90")
(command "line" p1t (list (car p1t) (+ (cadr p1t) (distance p1t p2t))) "")
(command "ucs" "world")
(setvar "osmode" ponto)
)
Basta seguir as indicações
8. EXTRUDE (para dar altura
as paredes)
9. VIEWPORT0 (para alterar a
perspectiva e visualizar melhor)