quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Aula 20

Realizar um exercício que serve de revisão para os comando até agora falados.

Criámos um cubo
 BOX  - 100 de aresta
 VPOINT 1,-1.5,2 (para visualização 3D)

criámos seis layer e a layer 1 selecionamos para trabalho

desenhar  linha
L (passa por umas arestas do cubo)
L (passar pelo centro na vertical e outra na horizontal)
OFFSET (15unidades para a esquerda da linha vertical auxiliar)

layer 2
POINT( que será o foco, o ponto encontrado)
PDMODE -35

 layer 3
C ( circulo auxiliar do centro ate ao ponto)
Copiar  a linha auxiliar para a intersecção da diagonal com o ponto e assinalar o ponto encontrado
Temos assim o primeiro ponto da parábola
MIRROR (dos dois pontos para a direita)

 layer 4
OFFSET
criar três linhas para a esquerda a partir do centro
com distancia de 20 unidades entre elas
Marcar os pontos auxiliares que encontramos

Com círculos auxiliares encontrar mais pontos
criar um círculo do ponto ao primeiro ponto auxiliar
repetir o comando
círculo com o mesmo diâmetro com centro no foco
fazer o mesmo para os pontos da direita.
Assinalar os pontos de intersecção dos dois círculos
No total ficamos com seis pontos
layer 6
 SPLINE (linha para ligar pontos)
FILLET
BOUNDARY
Congelar layers excepto a layer6 e retomar a visualizaçao 3D
SHADE
REVOLVE (criar um circulo na face do cubo e copia-lo para as restantes faces
UNION (excepto o cubo)
SUBTRACT (os círculos)

3DORBIT